Apostila da última aula de BD- Comandos SQL

domingo, 8 de agosto de 2010

 

Crimes Cibernéticos

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Nas minhas aulas procuro sempre ouvir as opiniões dos alunos sobre os respectivos assuntos abordados, na matéria de Banco de dados com a turma técnica trabalhei um assunto de grande preocupação que é o de crimes cibernéticos, os alunos desenvolveram uma redação, escolhi duas delas e estou postando abaixo:

Por Edson Rodrigo e Wemerson José (2ºii)

Após a segunda guerra mundial, em 1945, delegados de mais de 50 países assumiram o compromisso de poupar as gerações futuras do flagelo da guerra. O presidente norte-americano, Franklin D. Roosevelt, insistiu que os Estados Unidos acolhesse a conferência. Elaborada contra as potências do Eixo – e, mais tarde, contra a União Soviética –, a capacidade norte-americana de armazenar informações confidenciais eletronicamente seria reunida na NSA (National Security Agency, ou em português, Agência de Segurança Nacional). Até hoje, ela é utilizada para guardar grandes informações digitais, fazendo-se um dos maiores bancos de dados dos Estados Unidos.

Os maiores bancos de dados de um país, utilizam-se segurança rígida o suficiente para que Hackers não consigam acessar suas informações, mas, de uma certa forma, eles conseguem encontrar brechas. Um exemplo simples, é a rede INFOSEG (Rede Nacional de Informações), onde quadrilhas vendem senhas do site para que outros possam acessar os dados de uma pessoa, desde endereço, conta de banco, imóvel, empresas e bens que a pessoa adquiriu durante a vida.

Atualmente, cientistas de tecnologia da Intel, trabalham no desenvolvimento de uma “Inteligência Artificial”, uma área que busca desenvolver métodos ou dispositivos que tornem sistemas computacionais capazes de simular ou possuir a capacidade humana de pensar e resolver problemas. Praticamente, seria uma forma de proteção máxima de um banco de dados. Existem programas que possuem certo nível de inteligência, como A.L.I.C.E e Allan – alguns chatterbots (programa que responde a perguntas como se fosse um humano); ELIZA (programa que simula um psicoterapeuta), entre outros. No entanto, ainda não foi criado (ou anunciado) nenhum programa com total inteligência artificial como nos filmes Eu, Robô e Controle Absoluto.

Contudo, já foi estabelecido uma lei que propõe novas formas de enquadramento para os crimes cibernéticos, como os cometidos na internet. A pena média para os crimes vai de um a três anos de reclusão. Essa lei busca criar um ambiente seguro na internet, a qual 40 milhões de brasileiros tem acesso. Não se cria nenhuma tarefa nova para o usuário, mas apenas penalidade para quem realiza crimes.

Vídeos Relacionados:






Navegar é preciso

Iniciando

Olá para todos, é com imensa satisfação que dou inicio a este blog, onde abordei temas como tecnologia, educação, mercado de trabalhos entre outros. Para dar inicio quero deixar uma dica para os professores que gostariam de criar um canal de interação com seus alunos via web, o site www.oeducador.com  . Neste site é possível criar e administrar disciplinas, notas, matrículas, disponibilizar material didático como vídeos, arquivos, links, gerar diário escolar, etc. Além disso o próprio site calcula as médias e disponiliza os resultados, bastando que o professor lance as notas.
Outro recurso interessante é o de mensagens, onde o aluno pode discutir, tirar sua dúvidas diretamente com o seu professor via web.

Enfim, é uma ferramenta  interessante a ser utilizada no ambiente escolar, porém além do professor criar uma conta e configura-la, os alunos também precisão fazer o mesmo processo para então poder interagir no ambiente virtual. É um procedimento simples que será explicado logo abaixo:
1.
Em primeiro lugar o professor deve se cadastrar e pedir a seus alunos
que façam o mesmo. 


2.
Após cadastrado o usuário (professor ou aluno) pode disponibilizar 
arquivos, vídeos, links ou qualquer outro material didático
para download, através do Painel de controle ; 
Adicionar material didático. Este material ficará disponível 
na página do usuário, qualquer pessoa que clicar em seu nome 
terá acesso ao mesmo.

3.
O professor deve criar uma disciplina (Ex. Química Orgânica) 
usando a opção Criar nova disciplina no painel de controle, 
é necessário bastante cuidado ao preencher os critérios para aprovação. 


  • A média antes da recuperação é aquela na qual o aluno 
          passa por média, para a maioria das instituições este valor é 7,0 (Sete).
  • A média após a recuperação é o valor necessário para a 
          aprovação dos alunos que ficaram de recuperação, 
          na maioria das instituições este valor cai para 5,0 (Cinco).
  • O número máximo de faltas deve ser um valor numérico
         (Ex. 5, 12 ou 20) e não uma porcentagem (Ex. 25%), 
          para um curso a distância clique em irrelevante.

    Um código será gerado, este código deve ser informado aos 
    alunos para que se inscrevam na disciplina. 

    5.
    A disciplina criada ficará disponível na seção Disciplinas Ativas
    e o professor terá acesso a várias ações, entre elas: 



    • Enviar e receber mensagens para cada aluno individualmente ou para todos  de uma só vez.
    • Utilizar um mural destinado a tirar dúvidas, comentários, explicações, etc.
    • Lançar notas e faltas sem se preocupar em calcular a média e apresentar os resultados (aprovado/reprovado por falta ou nota), o sistema faz isso sozinho.
    • Imprimir o diário escolar (lista de freqência, lista de notas, lista de conteúdo), não é necessário digitar o nome dos alunos, é só clicar e imprimir.
    • É possível ainda bloquear um aluno para o caso de inadimplência , comentários inapropriados no mural, inscrição não autorizada, etc.
    6.
    Após encerrada a disciplina a mesma fica arquivada com suas 
    respectivas notas e resultados (a menos que o professor a exclua 
    manualmente, o que é desaconselhável), notas e faltas podem 
    ser alteradas a qualquer momento, inclusive em disciplinas encerradas.
    7.
    A cada evento ocorrido, os usuários envolvidos são avisados por email, 
    por exemplo, se o professor lança a nota referente à 
    Avaliação Final da disciplina de Química Orgânica, todos os alunos 
    daquela disciplina recebem um e-mail informando que a nota já 
    está disponível no site.
    8.
    Ao final de cada disciplina será disponibilizada uma pesquisa 
    de satisfação para os alunos, os resultados serão apresentados 
    ao professor e serão úteis para sua auto-avaliação e aperfeiçoamento.