Iniciando

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Olá para todos, é com imensa satisfação que dou inicio a este blog, onde abordei temas como tecnologia, educação, mercado de trabalhos entre outros. Para dar inicio quero deixar uma dica para os professores que gostariam de criar um canal de interação com seus alunos via web, o site www.oeducador.com  . Neste site é possível criar e administrar disciplinas, notas, matrículas, disponibilizar material didático como vídeos, arquivos, links, gerar diário escolar, etc. Além disso o próprio site calcula as médias e disponiliza os resultados, bastando que o professor lance as notas.
Outro recurso interessante é o de mensagens, onde o aluno pode discutir, tirar sua dúvidas diretamente com o seu professor via web.

Enfim, é uma ferramenta  interessante a ser utilizada no ambiente escolar, porém além do professor criar uma conta e configura-la, os alunos também precisão fazer o mesmo processo para então poder interagir no ambiente virtual. É um procedimento simples que será explicado logo abaixo:
1.
Em primeiro lugar o professor deve se cadastrar e pedir a seus alunos
que façam o mesmo. 


2.
Após cadastrado o usuário (professor ou aluno) pode disponibilizar 
arquivos, vídeos, links ou qualquer outro material didático
para download, através do Painel de controle ; 
Adicionar material didático. Este material ficará disponível 
na página do usuário, qualquer pessoa que clicar em seu nome 
terá acesso ao mesmo.

3.
O professor deve criar uma disciplina (Ex. Química Orgânica) 
usando a opção Criar nova disciplina no painel de controle, 
é necessário bastante cuidado ao preencher os critérios para aprovação. 


  • A média antes da recuperação é aquela na qual o aluno 
          passa por média, para a maioria das instituições este valor é 7,0 (Sete).
  • A média após a recuperação é o valor necessário para a 
          aprovação dos alunos que ficaram de recuperação, 
          na maioria das instituições este valor cai para 5,0 (Cinco).
  • O número máximo de faltas deve ser um valor numérico
         (Ex. 5, 12 ou 20) e não uma porcentagem (Ex. 25%), 
          para um curso a distância clique em irrelevante.

    Um código será gerado, este código deve ser informado aos 
    alunos para que se inscrevam na disciplina. 

    5.
    A disciplina criada ficará disponível na seção Disciplinas Ativas
    e o professor terá acesso a várias ações, entre elas: 



    • Enviar e receber mensagens para cada aluno individualmente ou para todos  de uma só vez.
    • Utilizar um mural destinado a tirar dúvidas, comentários, explicações, etc.
    • Lançar notas e faltas sem se preocupar em calcular a média e apresentar os resultados (aprovado/reprovado por falta ou nota), o sistema faz isso sozinho.
    • Imprimir o diário escolar (lista de freqência, lista de notas, lista de conteúdo), não é necessário digitar o nome dos alunos, é só clicar e imprimir.
    • É possível ainda bloquear um aluno para o caso de inadimplência , comentários inapropriados no mural, inscrição não autorizada, etc.
    6.
    Após encerrada a disciplina a mesma fica arquivada com suas 
    respectivas notas e resultados (a menos que o professor a exclua 
    manualmente, o que é desaconselhável), notas e faltas podem 
    ser alteradas a qualquer momento, inclusive em disciplinas encerradas.
    7.
    A cada evento ocorrido, os usuários envolvidos são avisados por email, 
    por exemplo, se o professor lança a nota referente à 
    Avaliação Final da disciplina de Química Orgânica, todos os alunos 
    daquela disciplina recebem um e-mail informando que a nota já 
    está disponível no site.
    8.
    Ao final de cada disciplina será disponibilizada uma pesquisa 
    de satisfação para os alunos, os resultados serão apresentados 
    ao professor e serão úteis para sua auto-avaliação e aperfeiçoamento.

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