Trânsito vira assunto de estudo em sala de aula

domingo, 24 de outubro de 2010


O projeto “Educando para o Trânsito” da Secretaria de Educação e Cultura está beneficiando mais de 9.000 estudantes da Rede Municipal de Ensino

Reporter: Paula Peres
Fonte: Secom/VG





A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Várzea Grande (Smec/VG) realiza, durante toda esta terça-feira (19/10), encontro para avaliação do projeto “Educando para o Trânsito”. No período matutino, cerca de 600 professores compareceram ao evento; quantidade semelhante é esperada agora à tarde. Apresentado a diretores e coordenadores escolares no mês de agosto e colocado em prática em todas as escolas da Rede Municipal no mês de setembro, tem por objetivo conscientizar os estudantes desde já sobre a importância do respeito às leis de trânsito para a preservação da vida. Diretamente, o projeto beneficia 9.386 crianças do 2º, 3º, 4º e 5º ano do ensino fundamental.

“Este é o momento para que haja a devolutiva das atividades já desenvolvidas em sala de aula desde o mês passado. Acreditamos que essa troca de experiência entre os educadores é muito importante porque é um momento em que sempre surgem novas idéias e formas criativas de superação dos possíveis entraves observados ao longo do processo”, explica o secretário titular da Smec/VG, Wilton Coelho Pereira. Para um melhor desenvolvimento do tema, todos os alunos receberam cartilhas que abordam questões relativas ao trânsito de forma interdisciplinar.

A coordenadora do projeto na Smec/VG, Silmara Lopes da Costa, explica que o material didático é elaborado respeitando o conteúdo regular aplicado em sala de aula. “E cada escola é responsável pela forma de aplicação do conteúdo aos estudantes. Elas têm autonomia para trabalhar a cartilha e formular atividades extras às contidas nesses cadernos”, informa. Segundo ela, o tempo médio recomendado pela editora responsável pela publicação é de quatro semanas.

Responsável pela aprendizagem de 35 crianças com idade média de 8 anos, Jucélia Santos Araújo, aprova a discussão do tema na escola. “Conscientizar as crianças é conscientizar, também, os pais porque elas levam aquilo que aprendem para casa e cobram isso de seus familiares”, relata a professora do 3º ano da EMEB Air Addor (bairro Ouro Verde). Ela diz que o “Educando para o Trânsito” veio ao encontro do trabalho educativo já desenvolvido pela equipe pedagógica. “As crianças aprendem que o trânsito faz parte da nossa vida, estando presente, inclusive no nosso dia-a-dia em casa”.

Silmara Lopes da Costa adianta que no próximo mês, a Smec/VG realizará uma grande feira para a exposição de todos os projetos colocados em prática na Rede Municipal de Ensino. “Será a culminância do nosso projeto”. A data deste evento ainda não foi divulgada pela secretaria.

Fonte:  http://www.varzeagrande.mt.gov.br/portal/noticias_detalhes.php?id=14647

0 comentários: